Comecei por fazer uma breve abordagem ao tema "Segurança Rodoviária":
A Segurança Rodoviária é um conjunto de normas, técnicas e procedimentos que visam a proteção de pessoas e bens em circulação, tendo como objetivo assegurar nas melhores condições de rapidez e sem perigo, a circulação de veículos tecnicamente diferentes em vários tipos de vias, quando conduzidos por diferentes tipos de condutores.
E depois, sim dei inicio à formação .
Uma Rotunda é um espaço de circulação rodoviária, com forma geralmente circular, de encontro de várias vias de tráfego onde o trânsito se processa em sentido giratório, num único sentido, em torno de uma placa central geralmente circular e intransponível.
Embora existam diversos tipos de rotundas identificam-se geometricamente pela existência de uma placa central de giração do tráfego e por ilhéus triangulares de separação de sentidos no encontro das vias com o anel de giração.
PERMITE
• aumentar a fluidez de trânsito;
• resolução de conflitos de intersecção de vias;
• reduzir o risco de acidentes e colisões;
• reduzir o tempo de acesso e de passagem;
• evitar sinalização semafórica ou dos agentes reguladores de trânsito;
• reduzir a velocidade de circulação;
• acalmar o tráfego em zonas urbanas.
RESUMINDO
Nas rotundas o trânsito faz-se por forma a dar a esquerda à parte central da mesma, pelo que o trânsito se efectua em sentido giratório retrógrado (sentido oposto ao dos ponteiros do relógio).
O condutor deve moderar especialmente a velocidade nas rotundas
A moderação da velocidade é introduzida pela própria geometria da rotunda e pela existência frequente de passadeiras de peões, à entrada e à saída das vias centrais de giração.
Os condutores que se aproximam de uma rotunda devem ceder a passagem a quem nela circula, considerando-se as excepções reguladas por sinalização específica e localizada .
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